Vintage Photos da época suja e violenta do underground de N.Y

As imagens a seguir mostram uma série de fotos tiradas pelos fotógrafos profissionais Bruce Davidson, Christopher Morris e Richard Sandler no final dos anos 70 e década de 80 no underground de Nova York.

De volta em 1980 Nova York era completamente diferente dos dias atuais. Com a reputação de uma cidade perigosa, pois além da MÁFIA, tinha o metrô e suas estações onde era palco para muitos crimes, violência, sujeira e onde marcou o início e ascensão do graffiti, com suas tags/ throwups e wildstyle que estavam por todo lugar. Justamente nessa época que surgiram grandes nomes no graffiti como  Pink 182, Dondi, Tracy 168 entre outros.

Christopher Morris que na época tinha apenas 22 anos vindo da Flórida para trabalhar numa agência de fotografia em NY, ficou maravilhado com o submundo do underground da megalópole e começou a fazer seus registros sempre com o foco em elementos criminosos.

Na mesma época outro que fazia esse mesmo tipo de registro era o Bruce Davidson que pegava seus equipamentos de fotografia, entrava num metrô em alguma estação de NY e ali ficava “viajando” e tirando fotos até o ponto final e depois voltava. Sempre com o dedo no gatilho pronto para eternizar esses registros, que mais tarde veio a lançar em seu livro Subway.

Como diz Richard Sandler em uma entrevista sobre os seus registros feitos nas ruas e metrô de NY:
“If You are in the streets, you see it. You see everything in the streets.”