Galeria de fotos Complexo Penitenciário do Carandiru

A história começa no dia 31 de Julho de 1920 com a inauguração da Penitenciária do Estado, que mais tarde mudaria seu nome para Casa de Detenção.
Somente em 1954 que foi construído ao redor da antiga Penitenciária do Estado, a Casa de Detenção de São Paulo mais conhecido como Carandiru. Dessa forma começaram as construções de outras instalações, como a Penitenciária Feminina, na década de 70, que vieram a formar o Complexo Penitenciário do Carandiru.

Já chegou a abrigar quase 10 mil presos, sendo considerado à época o maior presídio da América Latina e foi o local do massacre do Carandiru, resultando em 111 presos mortos, em 2 de outubro de 1992. Desativado e parcialmente demolido em 2002, no local foi construído o Parque da Juventude.

Nacionalmente conhecido e por se tratar de algo tão marcante na história brasileira, também foi tema de alguns trabalhos como o livro ‘Estação Carandiru’ do médico Drauzio Varella relatando seus 10 anos de atendimento voluntário no presídio que serviu de base para a superprodução do filme Carandiru.

Mas afinal apesar de muita maldade e sofrimento, também existia criatividade, sonhos e parceria que serviram como palco para o surgimento de alguns grupos de rap como o 509-E e Comunidade Carcerária e sempre citado nas letras de rap nacional como Diário de um detento dos Racionais MC’s.

Vasculhamos algumas fotos na internet e separamos algumas aqui para vocês, confira: